Fazendas do lago

Criação de Dorper e White Dorper

História

Desenvolvida na década de 1930, com foco na produção de carne, as raças Dorper e White Dorper foram selecionadas nas condições extremas das planícies semi-áridas e regiões montanhosas e chuvosas da África do Sul. Assim, apresentam como uma de suas principais características, a boa adaptabilidade a diversos tipos de clima, solo e temperatura, sendo capazes de manter boa produtividade, até mesmo em regiões com escassez de alimento.

Com temperamento calmo e aparência vigorosa, os animais apresentam cabeça preta (Dorper) ou branca (White Dorper). São ovinos semi-deslanados, compactos e de tamanho médio, com ótima linha de dorso, muita profundidade com volume e consistência nos machos.

A ausência de sazonalidade na apresentação de cio é outro diferencial competitivo da raça, pois possibilita ao criador produzir cordeiros o ano inteiro, fato impossível na maior parte das raças de ovinos de corte. A gestação dura entre 142 e 153 dias, com intervalo entre partos de oito meses.

Outro ponto a favor do Dorper é o baixo custo de criação. O animal aceita diferentes dietas e produz carcaças uniformes com grande quantidade de carne, boa terminação de gordura e conformação. Os ovinos crescem rápido, apresentando 36 quilos entre 100 e 120 dias de idade. O Dorper permite ainda bons resultados no cruzamento industrial, especialmente com exemplares Santa Inês. As crias apresentam precocidade sexual e de carcaça, mantendo a qualidade da carne.

Fazendas do lago

Com a criação de mais de uma raça ovino, o nosso criatório visa o cruzamento das três raças citadas acima, ou seja, a formação do tricross. Com isso desenvolvendo um animal mais precoce, com maior desenvolvimento de carcaça, melhor qualidade de carne e com maior rusticidade.